terça-feira, 14 de abril de 2009

ALCOOLISMO


Bem, nesta nova mensagem falaremos sobre alcoolismo. Iremos apresentar a nossa versão deste problema que afecta um grande numero de indivíduos em todo o mundo.

Entende-se por alcoolismo o conjunto de processos relacionados com o consumo excessivo e prolongado do álcool, ou seja, o vício de ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Existem várias variantes do alcoolismo: dependência, a abstinência, o abuso e a intoxicação por álcool (embriaguez).

O álcool é uma droga legal de grande consumo nas sociedades desenvolvidas. O abuso de álcool leva à dependência, tornando-se uma doença que prejudica as relações sociais do indivíduo, a sua saúde e a eficiência no trabalho.
A maioria dos alcoólicos são consumidores crónicos, isto é a ingestão diária do álcool tornou-se um vício sem o qual o indivíduo não pode passar. Surgem doenças graves, como hepatite alcoólica, cancro do fígado, e doenças do sistema nervoso, nomeadamente a loucura.
Outras complicações graves para a família e a sociedade são a violência física e verbal do alcoólico sobre os que o rodeiam. A condução de veículos sob o efeito do excesso de álcool provoca numerosos acidentes de viação e morte nas estradas. O alcoolismo crónico conduz ao abandono, ao absentismo no trabalho e à marginalização. Ao aumentar a dose ingerida, a perda de controlo é cada vez maior.
Num curto espaço de tempo pode levar ao estado de coma e à morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário