segunda-feira, 9 de março de 2009

Regiões da escócia produtoras de whisky

A Escócia possui várias regiões produtoras de whisky. As mais conhecidas são: Lowlands, Campbeltown, Islay, Highlans e Speyside.

-Lowlands:

Nas terras baixas ao sul da Escócia é onde se produzem os single malts mais leves e suaves. De sabor adocicado, agrada inclusive ao paladar feminino. As lowlands possuem três destilarias.

Características do whisky: delicado - leve - doce

-Campbeltown:

Por estarem próximas do mar, as turfas dessa região recebem muita influência do fenol e iodo provenientes das brisas marinhas. O whisky de Campbeltown é forte e encorpado, mas de sabor generoso e atraente. Atualmente, tem duas destilarias, mas antes da guerra chegou a possuir cerca de 30.

-Islay:

É uma bonita ilha da costa oeste da Escócia, que produz um whisky com estilo e personalidade diferenciados. Ao provar o whisky de Islay - pronuncia-se "Aila” - , não existe meio-termo: ou se detesta ou se apaixona por ele.

Todo legítimo blended whisky escocês possui em sua composição o single malt proveniente da Ilha de Slay.

A Ilha de Islay possui cinco mil habitantes e oito destilarias. Dá uma média de uma destilaria para 625 pessoas.

O Malt Whisky em Islay possui características excepcionais e é facilmente identificável. O aroma defumado torna-o seco e tão forte que muitos apreciadores afirmam que sentem o sabor de iodo das algas marinhas.

É a única ilha da Escócia que se orgulha de produzir um tipo de whisky que leva seu nome. Seus whiskys são conhecidos simplesmente por Islay Single Malt.


Características do whisky: salgado - defumado – medicinal

-Highlands:

O whisky das terras altas, ao norte da Escócia é o mais reverenciado e conhecido em todo o mundo. É a maior região produtora de whisky escocês e onde se mistura e engarrafa.

Romântico, suave, frutado, admirável e glorioso. Essas são algumas das expressões dos especialistas em relação ao whisky produzido nas Highlands.

Muitas destilarias exibem em seus rótulos a classificação "Highland Malt Whisky". Isso serve para reforçar a excelência de um produto fabricado nessas terras abençoadas pela natureza.

Características do whisky: frutado - temperado - aromático

-Speyside:

Também localizada nas terras altas e nordeste da Escócia, essa região é abastecida pelo Rio Spey e seus oito afluentes. Abriga enorme quantidade de destilarias ao redor de quatro principais cidades: Rothes, Dufftown, Elglin e Keith.

Região famosa por produzir os melhores maltes da Escócia. 50% das destilarias da Escócia concentram-se nesta região.

Características do Whisky: perfumado - frutado – floral.

Sem comentários:

Enviar um comentário